Balanço social, uma ferramento, uma responsabilidade
Israel Pereira Nogueira
Diana Cláudia Freire
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0043) – Prática do Módulo I
30/11/2010
RESUMO
O objetivo do presente artigo é demonstrar a importância do Balanço Social como uma ferramenta gerencial, e instrumento de responsabilidade social de uma determinada organização empresarial para com a sociedade. Possibilita ainda a apresentação da transparência dos serviços de tal organização, criando de certa forma um elo entre a mesma, os funcionários, consumidores, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade, logo se torna claro que os reais interesses e compromissos da organização que o adota, não é apenas o lucro próprio, mais sim o bem geral de toda uma sociedade. Ainda reunirá um conjunto de informações e dados qualitativos e quantitativos sobre as politicas administrativas, os quais poderão ser examinados conforme a necessidade de cada usuário, tornando um instrumento de controle, de auxilio para as tomadas de decisões futuras.
Palavras-chave: Balanço Social, Ferramenta Gerencial, Responsabilidade Social.
1 INTRODUÇAO
O Balanço Social possui um papel significativo nas organizações empresariais. É um instrumento contábil publicado anualmente, no qual reúne um conjunto de informações referentes às atividades desenvolvidas por tais organizações em promoção humana e social. Balanço Social é um instrumento que, quando bem elaborado é capaz de explicar qual é a visão da empresa das pessoas e da vida no universo, evidenciar os princípios, caráter, responsabilidade e valores da organização empresarial diante da sociedade, seja ela interna, com seus funcionários, ou externa com meio em que esta interagida.
Tal artigo tem a finalidade de relatar a imensa importância desse instrumento contábil para as Organizações Empresariais focando sua responsabilidade social, valor agregado,