Métodos de alfabetização: conceitos e classificação.
Ontem , hoje e amanhã nos perguntaremos qual é o melhor método para a alfabetização?Qual o melhor método para que a evasão escolar diminua ou para que ela seja melhorada? Precisamos melhorar e muito a educação no Brasil pois, possuímos um alto índice de analfabetos e cabe a nós professores, conhecermos o perfil dos nossos alunos e mudarmos a forma de ensino que estamos usando.
Existem muitas formas de alfabetizar e cada uma delas possui sua característica. Desde o método fônico, adotado na maioria dos países do mundo, que faz associação entre as letras e sons, passando pelo método da linguagem total, que não utiliza cartilhas, e o alfabético, que trabalha com o “soletrar”, todos contribuem de alguma para o processo de alfabetização, como falei à cima , cabe a você professor , conhecer como o seu aluno aprende pois, não devemos dificultar esse processo tão importante na vida do aluno e sim facilitar ensinando-o a gostar de aprender.
Métodos sintéticos e analíticos
Métodos sintéticos:
O método sintético faz uma ligação entre o som e a escrita, em curtas palavras ,no que se ouve e no que se escreve, através do aprendizado por letra por letra/ sílaba por sílaba ou palavra por palavra.
Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos:
ALFABÉTICO: onde o aluno aprende primeiramente as letras ( A,B,C,D...)depois formam as sílabas ou mais conhecido como as famílias e por último formar palavras.Creio eu , que esta técnica seja uma das mais usadas se não a mais usada nas escolas de hoje.
Fônico ou fonético: o aluno conhece o som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada. Já no silábico, ele aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.
Como este aprendizado é feito através de repetições, os críticos afirmam que o método sintético é considerado o mais cansativo para as crianças, pois é baseado apenas na repetição fazendo com que a