Responsabilidade socioambiental demonstrada através do balanço social
“A atuação das empresas, com relação à prestação de informações de caráter social e ambiental passou a ter maiores questionamentos nas últimas décadas, em virtude da intensificação das atividades industriais, deste a revolução industrial.
Num mercado globalizado e de crescente competição comercial, empresas estão constantemente buscando expandir seus negócios em busca de parcerias e melhores resultados. Consequentemente existe, cada vez mais, uma maior cobrança de transparência e melhores formas de atuação e comunicação com o meio em geral.
É neste contexto que está inserida a chamada Responsabilidade Socioambiental das organizações, pois se torna importante apresentar ao público em geral todas as ações que as organizações praticam em torno da sociedade e meio ambiente. Segundo Ashley (2005, pg 8) “a preocupação com a responsabilidade social tornou-se um diferencial fundamental para tornar as organizações mais produtivas e garantir o respeito do público e, enfim sua própria viabilidade”.
Com relações às questões ambientais, conforme cita Antunes (2005), durante anos e anos as organizações vêm usando recursos naturais sem se preocuparem com a limitação destes. Atualmente o cenário vem mudando, e a responsabilidade socioambiental vem passando a fazer parte dos planos e estratégias de grandes, médias e pequenas empresas. Uma das formas utilizadas pelas organizações para a demonstração da Responsabilidade Socioambiental é o demonstrativo chamado Balanço Social.
O Balanço Social deve ser visto como instrumento capaz de avaliar as ações e projetos de uma organização, não só como uma forma de prestar contas aos seus acionistas, mas sim para a sociedade em geral. Por isso é de grande importância o estudo dos modelos que se propõe para a apresentação deste. O Balanço Social não deve ser visto como um simples check-list de requisitos sócio-ambientais e sim como um retrato da atividade social das