Responsabilidade social e o balanço social
Urge o desenvolvimento de pesquisas na área da Contabilidade Social, pois esta especialização da ciência contábil surge com o propósito de contribuir, efetivamente, para a prosperidade das entidades e das nações, transformando o sistema de informações contábeis em um conjunto mais amplo, onde apresentam-se não somente demonstrações financeiroeconômicas, mas também aquelas de caráter social e ambiental, imprescindíveis para análise, o controle, a avaliação e a tomada de decisões das e nas entidades, no contexto mundial globalizado e de constante mutação. Tendo como principal instrumento de demonstração o Balanço Social.
2. OS NOVOS DESAFIOS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Os novos desafios da Contabilidade e do Contador, o profissional da área contábil, assumem o papel de fonte geradora de informação, capaz de interpretar, orientar, dar suporte ao processo de tomada de decisões, gerando benefício às organizações.
O meio empresarial, cada vez mais competitivo, exige que seus dirigentes estejam bem orientados, momento em que entra o profissional da Contabilidade como consultor dos negócios das empresas, pois ninguém melhor que ele para executar essa tarefa porque é quem entende a mecânica das contas e o que elas fornecem de informação competente para que se tomem decisões.
Durante muito tempo, o profissional Contábil atuou apenas oferecendo suporte técnico, sem participar efetivamente do processo de decisões de uma empresa. Atualmente, esses profissionais gastam mais tempo na atividade de consultor interno ou como analista de negócios nas organizações, do que apenas atendendo as necessidades tributárias e fiscais.
O mercado tem exigido uma adequação cada vez maior do profissional contábil, frente às novas necessidades das empresas, fazendo com que ele saia de seu escritório e vá a campo elaborar pesquisas e relatórios, desenvolvendo competências para atender a demanda, e assim contribuir