TECNOLOGIAS DE BAIXO IMPACTO AO MEIO AMBIENTE
ARQUITETURA E URBANISMO
ARIANI FERNANDES
TECNOLOGIAS DE BAIXO IMPACTO AO MEIO AMBIENTE
Francisco Beltrão 2013
ARIANI FERNANDES
TECNOLOGIAS DE BAIXO IMPACTO AO MEIO AMBIENTE: PROJETO PARA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
Trabalho de projeto de pesquisa realizado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense - UNIPAR, referente ao 4º Bimestre do 4º ano letivo da matéria de Teoria da Arquitetura.
Orientação: Gislaine Fernandes.
Francisco Beltrão
2013
1. INTRODUÇÃO
A sociedade está inserida em um ambiente onde à forma como as construções, atividades, serviços e transportes se desenvolvem, contribuem em grande parte, para as mudanças climáticas globais, pois utiliza amplas fontes de energia e consome quantidades exacerbadas de matéria-prima existente no planeta. A área da construção civil pode colaborar neste sentido com projetos que incorporem o conceito de tecnologias de baixo impacto ambiental.
A sociedade da informação, o papel da biblioteca pública é de vital importância na medida em que pode se tornar o grande centro disseminador da informação, atuando principalmente para diminuir as desigualdades existentes na socialmente injusta sociedade brasileira. A biblioteca pública pode segmentar o mercado e oferecer produtos e serviços racionalmente estruturados de acordo com as necessidades informacionais da comunidade. A leitura é uma prática social fundamental na vida de todas as pessoas, é através dela que podemos ter acesso a informação e ao conhecimento. Assim, o projeto “Biblioteca Pública Municipal de Francisco Beltrão”, cujo um dos objetivos é ser um espaço aberto à comunidade, tem o desafio de ser elaborado a partir deste conceito.
2. PROBLEMÁTICA
Como inserir produtos e serviços que possam atender às