Tintas sustentaveis
As tintas formuladas com matérias-primas naturais e tecnologia de baixo VOC que podem ajudar a evitar a poluição do ar, reduzindo possíveis complicações no meio ambiente e na saúde do usuário.
Você já ouviu falar em tintas de baixos componentes orgânicos voláteis (cuja sigla, em inglês, é VOC)? São elas as tintas formuladas com a nova tecnologia que respeita o meio ambiente, processo este que ajuda a evitar a poluição do ar e problemas como alergias, hipersensibilidades e irritações. De uma maneira instintiva, porém indispensável, a questão da sustentabilidade tomou conta da sociedade brasileira nos últimos tempos.
Mundialmente, as indústrias de tintas têm trabalhado no desenvolvimento de produtos que não necessitem de solvente em sua composição, ou seja, livres de poluentes. Atualmente, já é possível notar a preocupação em reduzir os índices de emissão de compostos orgânicos voláteis na atmosfera; as indústrias estão motivadas pela crescente busca em reduzir os impactos ambientais do segmento. Sendo assim, na fabricação de tintas já tem surtido efeito e nota-se uma diversidade de tintas “aliadas” ao meio ambiente. A cada dia mais as indústrias de tintas estão apresentando ao mercado soluções em tintas e tecnologias para uma utilização mais sustentável.
Segundo o coordenador de marketing da PPG-Tintas Renner, Ricardo Luís Cappra, as tintas com baixo VOC são uma evolução em relação à formulação de tintas, pois contêm baixo ou nenhum teor de solventes orgânicos. “Esses produtos caracterizam-se por serem mais seguros para o consumidor final e para o meio ambiente, além de proporcionar excelente acabamento e não prejudicar a camada de ozônio. Os benefícios são a redução da poluição do ar e de problemas de saúde, como alergias e irritações. Nesses padrões, por exemplo, a PPG-Tintas Renner trabalha com a linha Verde Ecological, que é resultado de altos investimentos em pesquisa e tecnologia”, garante Cappra. De acordo com Irene Eitz