Tecnologias de assistência
1. DEFINIÇÃO.
É toda e qualquer tecnologia voltada para pessoas que possuam algum tipo de deficiência, seja total ou parcial. 2. FUNÇÃO.
A tecnologia da assistência aos deficientes serve para proporcionar ao deficiente uma melhor qualidade de vida, facilidade de inclusão social e desempenho em suas atividades profissionais, para que esses indivíduos possam desenvolver sua interação no ambiente em que estão, com as pessoas ou em suas tarefas diárias. No aspecto geral a tecnologia atinge várias classes de deficiências impactando de maneira positiva e abrangente. “A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas, em geral, mais fácil e agradável. Para os portadores de deficiência, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação” – (RITA BARCH, diretora da Assitiva - Tecnologia da Educação).
3. APLICABILIDADE.
Foram desenvolvidos equipamentos como bastão de boca e varinha de cabeça usados para manusear teclados e mouses, folheadores que permitem as leitura de diversos documentos, livros e afins. Os chamados interruptores de acesso único são usados por pessoas com mobilidade muito limitada, pois podem ser acionados com movimentos simples e com o auxilio de softwares auxiliam na digitação de arquivos e documentos. Foram criados também diversos periféricos, como teclados adaptados, mouses trackball, software para conhecimento de voz e rastreio de olhos usados por pessoas que não tem precisão nos movimentos. Esse tipo de tecnologia pode ser usada principalmente em escritórios, pois viabiliza a contratação de pessoas com diversas deficiências motoras.
Atualmente temos também diversos sistemas de comunicação (computadorizados e manuais) que permitem a expressão e recepção de mensagens e variam de acordo com cada tipo de incapacidade. Lentes de aumento, telas aumentadas, amplificadores e sistemas de alerta visual permitem a adaptação de deficientes visuais e auditivos em diversas empresas de