Tecnologia e humanização: desafio gerenciados pelo enfermeiro em prol da integridade da assistência
O avanço da ciência e da tecnologia no último século é considerado superior a tudo que tínhamos conseguido avançar anteriormente.
Para alguns estudiosos, o termo tecnologia tem ampla conotação e se refere àstécnicas,métodos,procedimentos,ferramentas,equipamentos e instalações que possibilitam a realização e obtenção de um ou vários produtos.
As autoras reconhecem ainda, no universo da enfermagem, a forte presença da dimensão tecnológicas, que necessita ser revigorada
Por meio da valorização da natureza humana, quer no uso de um produto ou de um processo no cuidar, agregando, ao atendimento de uma tecnologia e seu uso, outras ênfases além da tecno-econômica, como a ética, a estética, a política e a social.
Dessa maneira, além de entender conceitualmente cada uma das tecnologias de sua área de atuação, o enfermeiro precisa se envolver em cada uma das fases do ciclo de vida desses produtos, para reduzir custos e maximizar os benefícios clínicos, terapêuticos e assistenciais.
Defende-se a necessidade do profissional enfermeiro desenvolver competências para avaliação tecnológica, como ferramental necessário para o gerenciamento da assistência de enfermagem mais humanizada, com qualidade, eficácia, efetividade esegurança.
Neste mercado cada vez mais competitivos, os enfermeiros ,com um grupo profissional expressivo do seto, tanta quantitativamente, quando na sua importância e participação nos processos na área de saúde, sofre direta e cotidianamente o impacto dessas transformações. Aassistência de enfermagem exige pessoal e tecnologia especializadas. Assim, por exemplo, no caso de um equipamento, as habilidades necessárias incluem não só o seu uso operacional, mas também os seus conceitos, os seus ajustes e regulagem, o reconhecimento de mau funcionamento, emprego de técnicas adequadas para a limpeza e /ou desinfecção, bem como a busca de qualidade cada vez