Tecnologias: conceitos, vantagens e desvantagens
A tecnologia é uma palavra de origem grega que significa arte (tekne) e conjunto de saberes (logo) e é utilizada para definir o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico, visando melhorar a qualidade da vida humana. É basicamente o encontro entre a ciência e a engenharia. A tecnologia, pode ser as ferramentas, técnicas ou máquinas que ajudam a resolver problemas, o método ou processo de construção e o nível de conhecimento de uma determinada cultura.
A tecnologia apresenta vantagens e desvantagens. Como vantagem podemos citar que ela aumenta a produtividade do trabalho humano, tornando produtos mais baratos e de melhor qualidade, além de aumentar o nível de qualidade de vida da população. Porém pode dar origem à desocupação, visto que pode substituir o trabalho humano pelo uso de máquinas e levar ao aumento das diferenças sociais e à contaminação ambiental.
A tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, pois o ser humano, dotado de inteligência, buscou formas durante toda a vida de vencer os obstáculos impostos pela natureza, desenvolvendo e criando instrumentos com o objetivo de superar as dificuldades. As primeiras ferramentas de caça e proteção podem ser citadas como itens da tecnologia básica criada pelo homem. Outras atividades como a arte rupestre, a pedra lascada, a roda, o uso do combustíveis como a madeira e o carvão, a cerâmica e a forja do metal marcam o início da tecnologia, que hoje chega até o lançamento de ônibus espaciais, criação dos celulares, os computadores, o desenvolvimento da internet, a biotecnologia e a fusão nuclear, dentre outras.
Referências
CONCEITO.DE. Disponível em: . Acessado em 19 de Agosto de 2012.
SUAPESQUISA. Disponível em: . Acessado em 19 de Agosto de 2012.
WIKIPÈDIA. Disponível em: . Acessado em 19 de Agosto de