Tecnologia
Há tempos, definiu-se como líder, aquela pessoa que tem seguidores atraídos pelo carisma e confiança. Um chefe por sua vez, tem autoridade única e exclusivamente pelo cargo que detém. Desta forma, podemos dizer que todo líder tem completas condições de ser um chefe, mas temos que refletir se: E o contrário, é possível?
Chefiar é buscar resultados, planejar os trabalhos das pessoas, organizar, priorizar, manter e controlar. Estas nada mais são que funções básicas, porém, hoje em dia, para chefirar também é necessário motivar as pessoas. Com uma equipe motivada conseguese melhores resultados e um clima melhor (e nem preciso dizer que reduz o custo e aumenta a produtividade).
Ser chefe é bem mais fácil pois o poder conferido ao cargo por sí é o aparato necessário.
O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.
Diferentemente das épocas anteriores, hoje as pessoas escolhem onde querem trabalhar.
As pessoas da Geração Y, não se prendem mais a uma empresa, logo, se não estiverem satisfeitas em seu local de trabalho trocarão tão fácil quanto trocam de roupa. E… com o mercado aquecido, provavelmente elas não ficarão um dia sequer desempregadas. Isso deveria ser motivo suficiente para as empresas preferirem ter líderes e não chefes.
Hoje, todo chefe tem o discurso de líder na ponta da língua, é um discurso bonito, e todos gostam deouvir, porém suas ações lhe dirão se ele é realmente um líder. Talvéz a até tenha mudado a forma de pensar, mas não a de agir e isto leva tempo.
Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Ele consegue unir um grupo, representa-lo e leva-lo a atingir objetivos.
“Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo. Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo.”
Assim, podemos ver várias diferenças entre chefes e líderes como:
• O Chefe