Tecnologia
Megaeventos esportivos como a Copa do Mundo, em 2014,demandarão uma pesada infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Mas em 2014 Podemos, com certeza, pensar em uma televisão de alta definição, interativa, com integração com as redes sociais. Mas também será a vez da mobilidade, sendo assim mobilidade requer velocidade, ai eu me refiro a nova tecnologia 4G Sucessora da tecnologia 3G, a quarta geração de telefonia móvel ou 4G tem como principal característica a alta velocidade de banda larga móvel. A tecnologia 4G é muitas vezes comparada a conexão via cabo fixo ou modem ADSL. No Brasil, utilizaremos a tecnologia 4G LTE (Long Term Evolution) na frequência de 2,5 Ghz.
A maioria das dúvidas sobre o 4G gira em torno de sua velocidade. Teoricamente, a tecnologia 4G tem capacidade para chegar a até 100 Mbps, o que seria cerca de 100 vezes mais rápida que as redes 3G. A Claro afirma que já esta preparando sua rede para a quarta geração, com grandes investimentos em infraestrutura.
Os aparelhos compatíveis com o 4G funcionarão também nas redes HSPA+, 3G e 2G. Os aparelhos 3G atuais não terão suporte para trafegar nas redes LTE.
Muitas dúvidas sobre o 4G surgem na hora de falar de prazos. Segundo o cronograma definido pela Anatel, até abril de 2013 o 4G deverá estar implementado nas seis cidades sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). As capitais-sede da Copa do Mundo de 2014 terão cobertura 4G em dezembro do ano que vem (Cuiabá, Curitiba, Natal, Porto Alegre e São Paulo).
Fontes: http://tecnologia4gbr.com/duvidas-sobre-o-4g/