Tecnologia
Um nome pode ser atribuído a qualquer dispositivo que possua um endereço IP. A atribuição de nomes aos endereços se deve ao facto de que é muito mais fácil alguém se lembrar de nome do que de números. O software de rede entretanto trabalha apenas com números.
Na maior parte dos casos, os nomes e números podem ser usados indistintamente. Desta forma, os comandos Telnet Wuarchive.wustl.edu e Telnet 128.252.135.4 conduzem ao mesmo computador.
Quando se utilizam nomes é necessário que exista um serviço que efectue a conversão deste nome em um número IP para que se estabeleça a conexão.
O DNS. (Domain Name Sevice) foi desenvolvido para oferecer uma alternativa à resolução de nomes através do arquivo Host.txt para que pudesse garantir seu funcionamento eficiente mesmo em face do crescimento explosivo que vem passando a Internet, permitindo ao mesmo tempo que informações sobre computadores novos sejam rapidamente disseminados conforme a necessidade.
Os nomes de hospedeiros (hostname) como: Cnn.com, cispoly.edu, são faceis de lembrar e portanto, apreciados pelos seres humanos. Todavia, eles fornecem pouca, se é que alguma informação sobre a localização de um hospedeiro na Internet (um jome como: www.eurocom.fr , que termina com o código do País fr, informa que o hospedeiro esta na França, mas não diz muito mais do que isso).
Os nomes de hospedeiros podem consistir em caracteres alfanumeros de comprimento variável, seriam difíceis de ser processados pelos roteadores, por esse motivo os hospedeiros são identificados pelo que denominamos Enderecos IP.
Servicos fornecidos pelo DNS
Existem duas formas de identificar um hospedeiro, por um nome do hospedeiro e por um endereco IP. As pessoas preferem onome do hospedeiro por ser mais facil de lembrar , ao paso que roteadores preferem endereços IP de comprimento fixo e estructurado hierarquicamente. Para conciliar