Tecnologia
1ª Parte
Livro texto: Introdução à Engenharia, autores : Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira.
Introdução
No percurso da vida muitas mudanças acontecem. Um das mudanças mais significativas é a que está acontecendo neste momento: a sua chegada ao curso superior. Para estar aqui muitas preparações e decisões aconteceram. Talvez você ainda na saiba as implicações que esta mudança trará na sua vida, mas uma delas é a de estudante de curso superior. Isto exigirá uma postura de autonomia, responsabilidade e compromisso em atingir os objetivos que virão para alcançar o maior deles: o diploma de curso superior em Engenharia. Nesta disciplina procuraremos discutir e contextualizar a postura do estudante de engenharia para que possa se preparar, planejar e atuar de forma proveitosa, prazerosa e gratificante.
O ambiente universitário
O Centro Universitário, para oferecer a graduação, disponibiliza uma estrutura acadêmica e física, muitas delas por exigências legais e outras por características regionais e culturais. Para os cursos de engenharia existem diretrizes curriculares do MEC que estabelecem condições mínimas na composição do currículo. Portanto o Projeto Pedagógica do Curso (PPC), além de atender as exigências legais, traz as múltiplas ações acadêmicas que irão caracterizar o formando desta instituição. No PPC evidencia-se ações de ensino, pesquisa e extensão.
Ensino : aulas, projetos, seminários, trabalhos, visitas com efetiva participação os alunos e a participação do professor.
Pesquisa : Iniciação cientifica, o professor é o pesquisador e o alunos colaboradores.
Extensão : atividades onde os alunos atuam utilizando de seus conhecimentos e tragam benefícios para a comunidade.
O estudante universitário
Qual a diferença do estudante universitário para o estudante de ensino médio?
A resposta é bastante ampla: Entendemos que para produzir conhecimento é necessário