Independência do brasil
Operacional três região do vale do Paraíba/SP.
Independência do Brasil
O processo de independência do Brasil teve início em 1808, quando a família real portuguesa veio para a colônia fugindo da invasão napoleônica. O período já vinha sendo marcado por grandes transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil.
Ao chegar ao Brasil, Dom João VI cumpriu acordos firmados com a Inglaterra e tratou de abrir os portos brasileiros às demais nações do mundo. Esse fato trouxe mudanças significativas para o país.
Ruptura da dominação portuguesa e o atrelamento com o capital inglês Luta: Elite brasileira x Corte Portuguesa. 1821: Família Real volta para Portugal.
Em 9 de dezembro de 1821, chegou ao Rio de Janeiro o decreto da Corte que determinava o término da Regência e o retorno de D. Pedro para Portugal. Nesse momento, o Partido Brasileiro e outros grupos políticos passaram a cobrar a independência.
Entre as principais figuras do processo de independência do Brasil destaca-se José Bonifácio, até hoje considerado o Patriarca da Independência.
Família Albuquerque Família Andrada (José Bonifácio, Martim Francisco, Antônio Carlos) D. Pedro II :
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano de Bragança e Bourbon.
No Rio de Janeiro, acontecia uma coleta de assinaturas pedindo a permanência de
D. Pedro no Brasil. Com isso, o imperador passou a desobedecer às ordens da Corte
e decidiu ficar no país, declarando: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da
Nação, estou pronto! Digam ao povo que