tecnologia
A filosofia está presente no dia a dia e nos permite fazer reflexões sobre a vida, nossas idéias e mais presente ainda quando vamos tomar decisões importantes em nossa vida. Como Demerval Saviani nos lembra que uma reflexão deve ser radical, rigorosa e de conjunto. Não basta pensar superficialmente sobre um assunto, quando pensamos profundamente sobre algo nós nos afastamos do senso comum.
E podemos evitar ser influenciados pela grande massa, como usar algo que todo mundo esta usando, nós devemos pensar se aquilo realmente é bom, se aquilo é mesmo preciso. Nessas reflexões também entra o bom senso, que nada mais é aquele momento em que paramos pra pensar se aquilo que estamos prestes a fazer é mesmo correto, se nós não estamos sendo levados pelo senso comum do momento, que diz que aquilo é bom, é legal.
O bom senso esta dentro da reflexão que podemos fazer sobre tudo. A cada reflexão que nós fazemos a nossa visão do mundo vai mudando, esse é o grande papel da filosofia. É desconstruir uma idéia para reconstruir uma nova mais elaborada.
Um bom exemplo em que se pode reconhecer claramente o bom senso e o senso comum é nas eleições. O senso comum é levado por propagandas elaboradas, pensadas por marqueteiros ou por um palhaço qualquer que faz gracinhas na televisão e leva a grande massa a votar nessas pessoas. E onde o bom senso entra nisso? Quando nós paramos para refletir profundamente sobre toda aquela informação que é despejada sobre nós, o bom senso é nos perguntar: o que o candidato está dizendo é possível de ser realizado?
Se a resposta for sim, que bom. Mas se a resposta for não, procure outro candidato e continue a sua reflexão até encontrar o candidato certo.
A filosofia, o pensar, o repensar faz diferença em nossa vida, na vida dos outros e reflete no nosso mundo para melhor ou para pior.