tecnologia
Segundo Pieró (1996) trabalho é um conjunto de atividades humanas, podendo ou não ser remunerada que possui um caráter produtivo e criativo, que com o uso de materiais, instrumentos e informações disponíveis, pode-se obter e produzir bens, produtos e serviços. Mas para isso depende-se de habilidades, conhecimentos e recursos disponíveis.
Desde os acontecimentos da revolução industrial o aspecto de trabalho mudou, ocorreram transformações principalmente nas formas de organização, voltada à produtividade e obtenção de lucros para uma melhoria na economia do mercado (KRAWULSKI, 1998).
As empresas enfrentam mudanças, que acontece devido os avanços da modernização. As tecnologias não param de se modificar, nas décadas de 60 e 70, uma inovação era novidade por cerca de dois anos, já nos dias atuais, produtos são considerados novidade por cerca de apenas uma semana. Os profissionais são requisitados a acompanhar as tecnologias e educados para produzir de forma rápida e eficiente (PASTORE, 2008).
Escorsimet al. (2005) observam que antigamente o homem era considerado um ser produtivo, e as empresas não se interessavam pelas habilidades dos empregados. Um funcionário não precisava possuir talentos para ocupar seu cargo, cumprir o papel a ele designado, e gerar produtividade já era o suficiente para a organização. Com a “era da globalização” ouve a necessidade de modificar a visão empreendedora, percebe-se que ter qualidade, eficiência e diversos conhecimentos são fundamentais na estruturação do desenvolvimento profissional, trazendo diversos benefícios às empresas.
As profissões tiveram grandes mudanças, com o passar do tempo algumas tornaram desnecessárias, enquanto surgem outras a cada instante para acompanhar as novas tecnologias. O perfil do profissional é diferente e necessário uma ampla e variedade de experiências, é preciso desenvolver uma identidade profissional bem definida (TERÊNCIO; SOARES, 2003).
As novas tecnologias