Tecnologia
André Luís Pizza Basso1, Denis Silva Gatti1, Diego da Silva Padovani1
1Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC)
Americana – SP – Brazil basso.andre@gmail.com, denis.s.gatti@hotmail.com diego_padovani@hotmai.com
Abstract. This article describes the Object Oriented Analysis as a way to plan and model a system, which is based on the real world to solve problems, using objects as a way to represent an entity that has features and functions.
Resumo. Este artigo descreve a Análise Orientada a Objetos como uma maneira de programar e modelar um sistema, que tem como base o mundo real para resolver problemas, utilizando objetos como uma forma de representar uma entidade que possui características e funções.
1. Conceitos básicos
A Análise Orientada a Objetos baseia-se nos seguintes conceitos:
Objetos: Um objeto representa uma entidade, tanto física quanto conceitual ou de software. O objeto é uma entidade do mundo real que merece representação para o ambiente estudado. Por exemplo, um cachorro, caminhão, pessoa, são objetos físicos. (FARINELLI, 2007)
Atributos: São as características de determinados objetos. Exemplo de atributos do objeto cachorro seria cor, idade, tamanho, entre outros.
Métodos: São as ações que um objeto pode executar. Exemplos de atributos do objeto caminhão seriam acelerar, frear, entre outros.
Classes: Representa um conjunto de objetos que possuem características e comportamentos comuns. A definição da classe consiste na definição dos atributos e operações dos objetos desta classe.
Figura . Exemplo simples dos conceitos básicos (Fonte: http://www.webmaster.pt/wp-content/uploads/2010/05/estudo-de-caso-animal.jpg)
Na Figura 1, há um exemplo simples dos conceitos básicos, os objetos são os animais, no caso o Cachorro e a Ovelha. Os atributos são as características deles, como amarelo e branco. Os métodos são as funções, como escrever e correr. E por fim, a classe é a