Tecnologia
Para que esse problema seja resolvido, existe a Ergonomia de Software. Segundo alguns teóricos, a ergonomia de software é a ciência que estuda o conforto, a utilização, a organização e a documentação do software. Essa ciência tem como objetivo facilitar e otimizar o trabalho do usuário junto ao computador.
Essa ciência pode atuar em diversas áreas como por exemplo:
Na concepção de sistemas computadorizados, de modo que sejam mais fáceis de utilizar e que haja menor probabilidade de ocorrência de erros durante a sua operação pelo usuário.
Na arquitetura da informação, de modo a que a interpretação e uso de guias, símbolos e interface seja mais fácil e sem ocorrência de erros.
A ergonomia de software engloba diversas questões como agilidade, flexibilidade, agrupamento das informações e proteção contra erros, otimizando a usabilidade e navegabilidade por parte do usuário que utiliza o software. A aplicação desses princípios garante que o usuário aprenda rapidamente os comandos necessários e que o software execute a maior parte das ações automaticamente.
Como boa prática, a ergonomia de software deve ser feita logo na fase inicial de construção do software, e deve ser focado na utilização do usuário e não ficar limitada às técnicas do programador ou ao bom senso do designer do sistema. Para isso, é extremamente recomendado que profissionais das áreas de design, marketing, ergonomia, e tecnologia da informação trabalhem em conjunto. Como resultado desse trabalho com diversos profissionais de áreas distintas, temos um produto simples de utilizar, que não causa frustração ao usuário.
Existem diversas vantagens ao se utilizar a ergonomia