tecnologia
O vídeo “O buraco no muro”, relata sobre uma experiência feita pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa NIIT na Índia, o Dr. Sugata Mitra, que há anos se dedica a educação de crianças pobres. A pesquisa de Mitra se baseia em como as TIC podem influenciar na Educação de crianças. Ele colocou computadores espalhados nas paredes de algumas favelas ao redor da empresa. Sem instrução alguma, as crianças começaram a mexer nos computadores e foram aprendendo sozinhos, como era seu funcionamento. Isso os estimulava, incentivava e os deixava mais confiantes a se desenvolver também na escola.
O texto “A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação”, também mostra a partir de pesquisas, como tem se desenvolvido a educação na medida em que as TIC são inseridas. As TIC possuem grande potencial inovador na Educação, porém para que isso ocorra é necessário, antes, que seja empregada da maneira correta.
A finalidade da inserção das TIC na educação não é reforçar práticas pedagógicas já existentes, porém transformar as dinâmicas de trabalho em processos de ensino e aprendizagem.
De fato a incorporação das TIC na educação e seus efeitos positivos são notórios porém seu real objetivo de inovação da educação ainda é limitado, pois ainda tem sido utilizada para facilitar métodos já existentes e não para criar novas metodologias. Para que tenha seu real objetivo alcançado, antes é necessário que haja uma adequação em seu uso, os recursos devem ser empregados de maneira correta, tanto pelo professor quanto pelo aluno.
Na teoria realmente a implantação das TIC na educação, porem algumas vezes esse desenvolvimento esta um pouco distante da realidade, alguns motivos pelos quais essa realidade se distancia dos benefícios que as TIC podem trazer são: uma infraestrutura limitada, dificuldades para incluir a internet no