RESUMO - 4 CAP. -HISTORIA DA EDUCACAO NO BRASIL
DE ROMANELLI, OTAÍZA DE OLIVEIRA
RESUMO
Capitulo 4
A Organização do Ensino e o
Contexto Sócio - Politico
Apos 1930
4.1.- Introdução
4.1.1.- A partir de 1930, as relações entre a educação e o desenvolvimento, a pesar dos imensos progressos alcançados,distinguiram-se por uma crescente distancia, entre as necessidades do segundo e a forma como se expandiu a primeira.
4.1.2.- Tratamos de demonstrar que se processaram mudanças profundas nos dois aspectos e, no que tange especificamente a educação, procuramos demonstrar que, a par do crescimento da demanda potencial, ocorria um crescimento da demanda efetiva e esse crescimento acabou por pressionar o sistema educacional existente, que sofreu a partir de então, um expansão jamais vista antes, ficando também claro que essa expansão sofreu deficiências profundas.
4.1.3.- Nesta 4° parte pretendemos mostrar que a manutenção e o aprofundamento da defasagem entre educação e o desenvolvimento se acham vinculados as contradições politicas causadas pelas lutas entre as varias facções das camadas dominantes na estrutura do poder.
4.2.- O movimento renovador
4.2.1.- Em 1924, reunia-se no Rio de Janeiro, um grupo de educadores brasileiros, imbuídos de ideias renovadoras sobre o ensino, para criar a Associação Brasileira de Educação - ABE.-.
Com a criação dessa associação, projetavam concentrar num órgão, que não era um órgão de classe, mas antes uma organização que encarnava um movimento de reivindicação.
Era o resultado das ideias vigentes nos Estados Unidos e na Europa, algumas vezes reunidas sob o nome de Movimento de Escolas Novas, havendo surgido no Brasil vários livros sobre as Escolas Novas, apresentando e analisando a educação sob aspectos também novos. Era portanto um movimento renovador que iria ter na ABE
4.3.- A ABE, entretanto, conseguiu realizar varias conferencias nacionais de educação, a primeira delas se deu em 1927, em Curitiba.