Tecnologia
1. Introdução
Hoje, existem três tipos de sistemas disponíveis em automóveis: os sistemas avançados de assistência ao motorista, os sistemas de informação e os sistemas de entretenimento. Os navegadores GPS são os mais difundidos no mercado brasileiro.
Nos últimos anos os GPSs automotivos evoluíram bastante, devido constante mapeamento das cidades, inserção de novas tecnologias e principalmente as fortes pressões do mercado. Esta evolução ganhou mais evidencia no período entre os anos de 2006 e 2009, onde ocorreram diversas alterações em deliberações que regem sobre o assunto, repercutindo no aumento de 10 para 50 navegadores diferentes sendo vendidos no mercado brasileiro.
Entretanto, a interação do usuário com esse sistema podem causar distrações ao motorista e, consequentemente, influenciar na tarefa de dirigir.
2. Os sistemas de navegação GPS automotivos
O sistema de navegação GPS é um sistema de informação veicular que tem o objetivo principal de guiar o motorista até um destino determinado.
Para fazer funcionar o equipamento, o usuário insere o endereço do destino a que pretende chegar, indicando a cidade, a rua e o número da edificação ou indicando um ponto de interesse existente no banco de dados do sistema.
Atualmente, é possível entrar com os dados por fala, em aparelhos com reconhecimento de voz, o sistema apresenta as informações na tela e/ou através de gravações de voz.
Os navegadores mais modernos fornecem mais funções associadas a outras tecnologias. Conectado a uma rede sem fio (tipo GSM - rede de telefonia móvel digital), o navegador identifica áreas onde o tráfego está congestionado, realiza localizações de serviços mais próximos ao itinerário e à posição do veículo - pontos de interesse e também é possível avisar a proximidade de radares de velocidade, inclusive informando ao motorista qual é a velocidade máxima da via.
Com todas essas