Ética
DISCIPLINA FILOSOFIA E ÉTICA
ENTRE O PLÁGIO E A AUTORIA: QUAL O PAPEL DA UNIVERSIDADE?
Porto Alegre, 04 de junho de 2013.
TEXTO – ENTRE O PLÁGIO E A AUTORIA: QUAL O PAPEL DA UNIVERSIDADE?
Resumo
Em um tempo em que cada vez mais as pessoas possuem um acumulo de obrigações às vezes é necessário encontrar formas de fazê-las o mais rápido possível, para cumprir seu prazo de entrega.
Com advento e a explosão da internet não é mais preciso ir a uma banca de revista comprar um periódico, ou em uma livraria comprar um livro ou manter-se atualizado nos meios de comunicação tradicionais como rádio ou TV para buscar informações sobre determinado assunto ou matéria, basta apenas ligar o computador que a informação chega em segundos.
O plágio se tornou uma prática constante entre graduados que copiam trabalhos e teses de conclusão de outros graduados. Com a tecnologia existente hoje (internet) ficou fácil o acesso a muitas informações facilitando assim o uso do plágio na conclusão das atividades acadêmicas, pois muitos alunos não têm o habito da leitura e outros não tem tempo e acabam usando esta ferramenta para plagiarem textos e trabalhos muitas vezes sem terem certeza se a informação, o conteúdo esta correto.
Acostumamos-nos a praticar o plágio sem saber qual era o significado disto e o peso dele, visto que nossos primeiros trabalhos desde a nossa infância era resumir algum texto entregue pelos professores e esta prática foi evoluindo e fugiu do alcance de todos, onde a prioridade era simplesmente concluir o trabalho proposto.
O texto também se justifica falando que o plagio já ocorre desde tempos antigos muitas vezes por grandes escritores levantando assim o tema da ética na escrita.
Conforme o código Penal Brasileiro, e na lei 9610, o plágio é considerado uma atitude antiética em vários países e em vários é considerado como crime de violação