Tecnologia à serviço da educação
Jannai Mikaely Ferreira Mendonça
No mundo atual, tornou-se indispensável ter conhecimento e habilidade para manusear equipamentos tecnológicos, que se tornaram de uso frequente no dia a dia. Nos últimos anos os brasileiros puderam ter mais acesso à tecnologia bem como a possuir computadores e acesso à internet, o que facilita a formação e pesquisa de educadores e alunos. “Nunca foi tão fácil ter acesso e compartilhar informações como hoje. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (as TICs) nos abrem infinitas possibilidades, inclusive a de melhorar a Educação do país”. (Bruna, 2009, boletim da educação)
Na era da informação, as novas tecnologias ganham espaço nas salas de aula. Internet, aplicativos interativos e portais de notícias podem ser utilizados no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Imagine uma aula em que a lousa apresenta ícones tridimensionais sensíveis ao toque e os alunos ao invés de papel e caneta têm um tablet. Parece um sonho, certo? Pode acreditar que não é. Essa é uma das ideias do futuro que se tornou realidade.
Para manter o foco dos alunos e garantir o aprendizado, a palavra de ordem para os professores que utilizam esse recurso é interação. As aulas com lousa digital, por exemplo, tornam-se mais dinâmicas, uma vez que é possível utilizar animações, fotos, vídeos, internet e mais uma série de aplicativos. “Com isso, o professor ganha tempo para aprofundar a matéria e dedicar-se ainda mais aos alunos”, esclarece Almir. (Site Objetivo, 2012)
Pode-se dizer que está acontecendo uma revolução na metodologia do ensino. O livro como conhecemos hoje, está sendo substituído por leituras em PDF, além disso, são criados programas para facilitar a leitura e pesquisa dos alunos. Entendo isso como uma consequência da avançada tecnologia que abrange todos os setores da sociedade, inclusive no ensino fundamental, onde já estão sendo implantados esses métodos tecnológicos de ultima