Tecnologia e sua administração
1 - Explique os sistemas físicos (hardware) e os sistemas abstratos (software).
Desde eras imemoriais sempre existiu alguma forma de tecnologia em toda e qualquer organização social. Desde a pedra lascada e pedra polida o ser humano buscou ferramentas e utensílios para melhorar seu desempenho, seja na defesa, no ataque, na alimentação, no abrigo e na autopreservação. Com essa preocupação ao longo dos tempos, o ritmo de inovação tecnológica vem se tornando cada vez mais rápido e impressionante: uma verdadeira bola de neve. Sob um ponto de vista genérico, tecnologia é o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e na comercialização de bens e de serviços. Tais conhecimentos podem ser científicos ou simplesmente empíricos, ou seja, resultado de observações, experiências cotidianas, aptidões especificas, tradição oral ou escrita. Em sentido ainda mais amplo, a tecnologia abrange todos os conhecimentos técnicos, patenteados ou não, formulas, manuais, planos, projetos, marcas, bem como métodos de direção e de administração, procedimentos técnicos, métodos e processos de operação, conhecimentos técnicos normalmente requeridos para montar e operar instalações produtivas e o próprio conhecimentos para selecionar e escolher tecnologias variadas, estudos de analise econômica, financeira, mercadológica etc. A tecnologia pode ser física e concreta ou pode ser conceitual e abstrata.
1. Tecnologia física e concreta: é a tecnologia que pode envolver aspectos físicos e concretos (hardware) como, por exemplo, as maquinas, equipamentos, instalações, circuitos, etc...
2. Tecnologia conceitual e abstrata: é a tecnologia que pode envolver aspectos conceituais e abstratos (software) como, por exemplo, as políticas, diretrizes, processos, procedimentos, regras e regulamentos, rotinas, planos, programas e métodos de trabalho. Muitas vezes recebe o nome de know-how.
2 – Explique o que é tecnologia incorporada e não