Tecnologia e propriedade dos Materiais
Introdução:
Há muitos séculos atrás o homem descobriu que ao aquecer e arrefecer podia MUDAR as propriedades dos materiais Fazendo-os mais duros ou mais moles ou até mais maneáveis. Mais tarde descobriu que a rapidez com que os materiais eram arrefecidos também contavam para a sua alteração.
Um tratamento térmico é feito em três fases distintas:
Aquecimento
Manutenção da temperatura
Arrefecimento
Mas no entretanto existem dois tipos de tratamento térmico
Os tratamentos que consistem no aquecimento e arrefecimento do aço que modificam as propriedades de toda a massa do aço como:
Têmpera
Revenimento
Recozimento
E o outro tipo de tratamento só modifica as propriedades numa fina camada superficial do aço que a peça é aquecida juntamente com produtos químicos como:
Cementação
Nitratação
Têmpera:
Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização. O esfriamento brusco visa obter a estrutura martensite.
Revimento:
É um tratamento térmico que se faz aos aços já temperados.
Tem como efeito diminuir um pouco a sua dureza mas no entretanto aumenta a sua resistência.
Tabela de cores de revenimento dos aços ao carbono.
Recozimento:
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade.
Cementação:
Muitas peças de mecânica têm de ter elevada dureza externa para resistirem ao desgaste ou seja internamente precisam permanecer “moles”.
A cementação também consiste em aumentar a percentagem de carbono numa camada fina externa da peça.