Estabele a a diferen a entre sensa o
GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
ARTHUR VITORINO DI PACE
ATIVIDADE DO LIVRO: A SENSOPERCEPÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES
JOÃO PESSOA
FEVEREIRO/2015
1. Estabeleça a diferença entre sensação, percepção e apercepção.
R.: A sensação é um fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptivos, estimulando-os. As diferentes formas de sensação são geradas por estímulos sensoriais específicos: visuais, táteis, auditivos, olfativos, gustativos, proprioceptivos e cenestésicos. Portanto a sensação esta associada à captação de estímulos ainda não diferenciados. Já a percepção é a tomada de consciência pelo indivíduo do estímulo sensorial. Atribui-se, então, a sensação à dimensão neuronal, ainda não plenamente consciente do processo de sensopercepção, então a percepção é a dimensão propriamente neuropsicológica e psicológica do processo, sendo essa a transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes. Com isso a percepção implica na organização dos estímulos em formas mais ou menos definidas. E a apercepção seria a atribuição de significado ao percebido e compreensão da cena ou situação, ou seja, o pleno reconhecimento de um objeto percebido.
2. O que e quais são as alterações quantitativas da sensopercepção?
R.: As alterações quantitativas da sensoperccepção se caracterizam em imagens perceptivas, tendo uma intensidade anormal, para mais ou para menos. Essas estão classificadas em:
Hiperestesia: (psicopatológico) condição na qual as percepções estão anormalmente aumentadas, ocorrendo nas intoxicações por alucinógenos.
Hipoestesia: (psicopatológico) ocorre em alguns pacientes depressivos. O mundo é percebido como mais escuro, as cores mais pálidas, sem brilho, os alimentos sem sabor e os odores sem intensidade.
Hiperpatia: (neurológico) quando uma sensação desagradável é produzida por um leve