TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
Quais são os métodos que um professor pode utilizar para ensinar futebol a um aluno que tem deficiente visual ?
Esse projeto nos mostra que o ensino do futebol para um deficiente visual deve ser sempre com muita responsabilidade e comprometimento com os alunos, para que todos tenham um bom desempenho nas atividades e exercícios propostos.
O futebol para um deficiente visual é totalmente adaptado, sempre para facilitar na execução dos exercícios, é jogado com cinco jogadores, usa-se um tampão oftalmológico, e todas as equipes tem um capitão e um orientador que fica atrás do gol auxiliando seus jogadores.
Todas essas adaptações visam aproximar o futebol praticado pelos cegos daquele que é mundialmente conhecido. Com regulamento polido e elaborado, o futebol de cinco não é um esporte perigoso, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.
Esta é uma idéia que se dissipa rapidamente quando se presencia uma partida disputada com supervisão e estruturas adequadas. Existem choques, mas não mais que em uma partida de futebol entre videntes. A de se levar em conta que são oito jogadores completamente cegos, disputado a posse de uma única bola, de modo que o contato com o rival, além de inevitável, faz parte da própria dinâmica do jogo.
Enfim, a idéia do tema é mostrar o quanto o futebol é importante na vida de um deficiente visual, e que apesar de não ser conhecido no mundo, vem a cada dia se expandindo, na visão da sociedade um jogo visto como um lazer para os deficientes, mas na verdade, um esporte competitivo onde o Brasil é campeão mundial de futebol de cinco. O esporte ajuda na parte física e mental o atleta deficiente visual sente-se incluso na sociedade tendo o mesmo valor e reconhecimento de um atleta normal, ajudando na sua auto-estima não somente no meio esportivo como também no seu dia-a-dia. Desse modo, esse projeto mostra que o assunto tratado é importante para a sociedade, para que todos