Tecnologia e Inform tica em equipamentos desportivos
Alexia Moraes
Aline Pfeiffer
Amanda Damazio
Aryadne Tormento
Bianca Tomac
Daniela Messas
Jéssica Rodrigues
Severino Ramos
Turma: 14107B
01
02
04
06
11
13
57
A tecnologia vem evoluindo a cada dia, a prova disso são os avanços que os computadores, relógios, celulares, tiveram em tão pouco tempo.
No mundo desportivo não é diferente, com a evolução da tecnologia obtivemos melhorias em praticamente todos os esportes. Como por exemplo, a bola de futebol, que em 1938 era feita de couro curtido (famoso capotão) e tinha uma abertura onde colocava-se uma bexiga de boi e costurava-se com cadarço, a bola era pesada naturalmente por conta do couro, porém quando chovia, a água encharcava o couro e deixava a bola ainda mais pesada.
Somente em 1994 as bolas começaram a ficar mais leves, graças a presença de polímeros, o poliuretano foi usado como revestimento e nas camadas internas se empregou o poliestireno, as câmaras eram de látex. Em
2004 a tecnologia inovou mais uma vez, os gomos da bola utilizada nas
Olimpíadas de Atenas eram unidos por ligação térmica em vez de costuras.
Na próxima Copa do Mundo (Brasil 2014) os cientistas prometem inovar ainda mais, a bola encontrará um transmissor entre as camadas e a câmara, esse transmissor terá o papel de informar ao juiz se foi ou não gol.
Na área fitness também não é diferente, muito pelo contrário, os avanços para a área fitness tem sido grandiosos.
Imagina como seria sua vida sem a tecnologia dri-fit, este tipo de tecnologia foi inventada pela Nike no ano de 1991, é uma combinação de poliéster e elastano. Seu sistema funciona do seguinte modo, os fios do lado interno absorvem a umidade da pele, ao mesmo tempo que os fios do lado externo repelem a umidade para fora do tecido, garantindo assim uma rápida evaporação do suor e maior conforto a quem utiliza desta tecnologia.
Além da rápida absorção do suor e de deixar p indivíduo seco e confortável, o tecido ainda tem grande elasticidade, o que proporciona um