Tecnologia e educação
Dickson Pessoa de Lima dicksonpessoa@gmail.com Resumo
Esse artigo tem por objetivo elucidar argumentações sobre o impacto das tecnologias na educação tradicional, fazendo uma síntese do processo evolutivo da sociedade da informação, trazendo a luz a problemática existente na diversidade de fontes de conteúdos e a desmotivação dos alunos. Esclarece a postura da escola e dos docentes frente às novas tecnologias e as possibilidades que surgem com a evolução das práticas docentes.
Palavras-Chave: Educação. Tecnologia. EAD.
Abstract
This article aims to elucidate arguments about the impact of technology in traditional education, making a synthesis of the evolutionary process of the information society, bringing to light the problems existing in the diversity of sources of content and motivation of students. Clarifies the stance of the school and teachers in the face of new technologies and the possibilities that arise from the changes in teaching practices.
Keywords:
1. INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos que os seres humanos têm procurado entender a evolução do Universo e transformar o meio em que vivem valendo-se das disponibilidades materiais e da compreensão e uso dos fenômenos naturais que ocorrem na Terra. A história da humanidade passou por várias revoluções tecnológicas que na historiografia, encontramos divididas, prioritariamente, em três grandes áreas: agrícola, industrial e da informação. Se a primeira foi marcada pela utilização da energia animal, rotação de culturas, seleção de sementes e automação da agricultura, a segunda foi marcada pelo desenvolvimento da indústria têxtil, do aço e a mecanização que criaram novos postos de trabalho, essencialmente localizados nas cidades e cada vez mais exigindo especialidades. As fábricas transformaram a qualidade de vida da população que fugia da semi-escravidão do meio rural. Apesar da vida dura nas periferias