Tecnologia e ciencia
Estudo de caracter exploratório e descritivo com base em interpretações de artigos e na analise de teses e dissertações produzidos entre 1994 a 2004,na área da saúde e enfermagem,Foi selecionado de 39 artigos, 3 dissertaçoes e 2 teses.
Selecionados duas categorias: evolução tecnologia na área da saúde ;tecnologia dura e tecnologia na área da enfermagem leve-dura e leve.
Com este estudo foi possível afirmar que há necessidade de se adequar a utilização da tecnologia com as necessidades do paciente como um todo.
Que independentemente da tecnologia ha uma necessidade humanizada junto aos doentes.
Palavras chave:Tecnologia,serviços de saúde e enfermagem
A industrialização trouxe além da modernização,o avanço tecnológico e a valorização da ciência em detrimento ao homem na área da saúde como os aparelhos modernos a informática.
Nos dias atuais as constantes mudanças e inovação tecnológica colocando a disposição dos profissionais tais como:tecnologias educacionais,gerenciais.
A nossa era tecnológica esta sendo usada de forma infatica e determinante ,porem as vezes equivocada na pratica diária tratada de maneira simplista,associada somente a maquinas.A tecnologia compreende certos saberes para a geraçãoa utilização de produtos para organizar as relações humanas.
As tecnologias foram agrupadas por MEHRY et al em três categorias.
a)Tecnologia dura-material concreto como equipamentos mobiliário permanenteou de consumo.
b)Tecnologia leve-dura-representados pelas disciplinas que operam em saúde,exemplo clinica medica odontologia epidemiológica etc.
c)Tecnologia leve-processo de produção e comunicação das relações e vínculos que vão ao encontro do usuário com necessidades de ações a saúde.
Acreditamos que as três categorias estão estritamente interligados e presentes no agir da enfermagem.Nem sempre transparentes.
A ciência e a tecnologia não e claramente definido pois não podemos