Tecnologia Pos Colheita 1
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJECTIVOS 3
2.1. Geral: 3
2.2. Específicos: 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1. Frutos: 4
3.2. Materiais necessários para a prática 4
3.3. Procedimentos 4
3.4. Determinação da humidade usando secagem em estufa 5
3.4.1. Material necessário 5
3.4.2. Procedimento 5
3.4.3. Determinação dos parâmetros da análise aproximada possíveis de medir: 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5. Conclusão 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
ANEXO 15
1. INTRODUÇÃO
A maior preocupação dos técnicos de fisiologia pós-colheita é, basicamente, manter a qualidade do produto até a chegada ao consumidor final. Desta forma, cuidados especiais devem tomados desde o campo até o momento da colheita, onde os produtos serão, tecnicamente, manuseados e embalados, quer seja para o transporte, para o consumo direto, ou para o armazenamento.
Atualmente, sabe-se que as características de produção estão intimamente ligadas aos aspectos de pós-colheita. Uma vez que, além dos aspectos inerentes aos produtos existem fatores ambientais ou climáticos, e de manejo que podem afetar grandemente a qualidade pós-colheita de frutos e vegetais.
Ao contrário dos produtos de origem animal, como o leite ou a carne, frutas e vegetais continuam vivas depois de sua colheita, mantendo ativos todos seus processos biológicos vitais. Devido a isso e por causa do alto teor de água em sua composição química, frutas e hortaliças são altamente perecíveis. Para aumentar o tempo de conservação e reduzir as perdas pós-colheita, é importante que se conheça e utilize as práticas adequadas de manuseio durante as fases de colheita, armazenamento, comercialização e consumo.
As suas transformações químicas naturais não param de acontecer. Porém, separadas da planta mãe ou do solo, elas são forçadas a utilizar suas reservas de substrato ou de compostos orgânicos ricos em energia, como açúcares e amido, a fim de respirar e assim produzir a energia necessária para manterem-se vivas.
De todos