Tecnologia na educação
José Felipe Berto
RESUMO: Esse trabalho tem por finalidade mostrar que a Tecnologia veio auxiliar o educador como uma inovadora ferramenta para a aprendizagem, mais ampla e diversificada, com a finalidade de proporcionar ao educando novas fontes de saberes, direcionando-o a nova sociedade tecnológica, transformando-o em cidadão mais crítico e consciente no meio em que está inserido.
Palavras-chaves: Tecnologia. Educação. Sociedade.
Introdução
O trabalho tem como objetivo mostrar a importância de inserir a tecnologia no currículo pedagógico escolar, as mudanças fazem parte do nosso cotidiano e temos que nos adequar á essas mudanças. Com o surgimento das TCIs (Tecnologia da comunicação e informação) é necessário conhecermos esse novo mundo para nos comunicar. A escola é uma ponte para transmitir a comunicação e a informação de maneira adequada aos alunos, sendo um instrumento de conhecimento a fim de formar cidadãos vencedores na vida. A escola é uma fonte de transformações na qual o docente é a ponte que liga o educando ao seu potencial de desenvolvimento que norteará sua autonomia para reflexões e consequentemente ações que podem mudar o rumo de uma sociedade.
Abordamos o assunto em três capítulos: no primeiro está ressaltado sobre a tecnologia na sociedade e na escola como meio de desenvolvimento social e comercial que contribuiu como um estopim para a corrida do aprimoramento e criação de novas tecnologias; no segundo estabelece a influência da escrita e da leitura na tecnologia, que proporcionou para que o conhecimento fosse transmitido e aprimorado pelas gerações futuras e, consequentemente influenciou como base para o estudo de novas possibilidades para o desenvolvimento tecnológico; no terceiro complementa a importância da formação de docentes com as novas tecnologias para direcionar o educando, estimular sua capacidade de desenvolvimento cognitivo a buscar novos conhecimentos através da tecnologia e da