Tecnologia na educação
Com o desenvolvimento da Internet e dos avanços tecnológicos às tecnologias de informação e comunicação nos permitem observar uma crescente adoção de sistemas baseados nestas tecnologias para disponibilizar material educacional.
Existe atualmente uma enorme comunidade de usuários e uma grande quantidade de documentos e sistemas voltados ao ensino. Observa-se a adoção de formas diversas de aplicações, tais como ambientes de colaboração e de interação. Além disso, é importante para a Educação a utilização das possibilidades de integração de mídias e recursos de mobilidade. Todos estes elementos estão influenciando positivamente as iniciativas de
Educação utilizando recursos tecnológicos.
Com a larga adoção da Internet, surgiram novas possibilidades de trocas nos projetos de aprendizagem, propondo desafios no processo de ensino. A partir da experiência vivenciada pela autora deste trabalho no seu período de Ensino Médio e de algumas observações posteriores, obtidas durante o curso de graduação em contato com com estudantes e professores, decidiu-se encaminhar a pesquisa sobre tecnologia na educação. Apesar da larga adoção destes recursos tecnológicos no ensino, muitas vezes observam-se problemas diversas tanto na sua escolha como na sua utilização. Torna-se portanto necessário encaminhar avaliações a respeito da forma e objetivos desta adoção de tecnologias em educação. Inclusive os aspectos tratados nesta pesquisa são vivenciados de forma muito freqüentes nas escolas.
O objetivo desta pesquisa é descobrir como as escolas estão enfrentando os novos meios, de que forma os alunos estão percebendo essas mudanças. A partir dessa pesquisa, quero compreender os processos dos usos de novas tecnologias no Ensino Médio.
Identificar como esta sendo feito o uso em vários níveis de ensino. Perceber o papel que o professor vem recebendo com o uso dessas tecnologias e como os alunos se apropriam.
A coleta de dados tratou um número reduzido, mas