Tecnologia na criação de programas diversos
Prof. Alwin Elbern, Ph.D.
Escola de Engenharia da UFRGS - DENUC
Portaria 453/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde
"Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico" gico Estabelece os requisitos básicos de proteção radiológica em radiodiagnóstico; Disciplina a prática com os raios-x para fins diagnósticos e intervencionistas; Visa a defesa da saúde dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do público em geral.
Portaria 453/98 - Proteção Radiológica
1
Motivo principal:
Há uma expansão do uso das radiações ionizantes na medicina e odontologia no País; Riscos inerentes ao uso das radiações ionizantes e por isso há uma necessidade de uma política nacional de proteção radiológica.
Outros Motivos
Exposições radiológicas para fins de saúde constituem a principal fonte de exposição da população a fontes artificiais de radiação ionizante; É necessário de garantir a qualidade dos serviços de radiodiagnóstico prestados à população, e de assegurar os requisitos mínimos de proteção radiológica aos pacientes, aos profissionais e ao público em geral; Padronização, a nível nacional, dos requisitos de proteção radiológica para o funcionamento dos estabelecimentos que operam com raios-x diagnósticos.
Portaria 453/98 - Proteção Radiológica
2
SISTEMA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
PRINCÍPIOS BÁSICOS
1. Justificação da prática e das exposições médicas individuais. 2. Otimização da proteção radiológica. 3. Limitação de doses individuais.
Justificação:
A Justificação estabelece que nenhuma prática deve ser autorizada a menos que se produza suficiente benefício para o indivíduo exposto, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado pela radiação.
Portaria 453/98 - Proteção Radiológica
3
Otimização
As exposições médicas de pacientes devem ser otimizadas ao valor mínimo necessário para obtenção do objetivo radiológico compatível com os padrões