Tecnologia LED
O LED – do inglês Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – é um semicondutor que emite luz quando percorrido por uma corrente elétrica. A cor da luz emitida pode ser branca, branco comercial, amarela ou qualquer cor do espectro de cores. Suas aplicações são as mais variadas, podendo ser utilizados na substituição de lâmpadas convencionais, em semáforos de trânsito, circuitos eletrônicos e iluminações diversas.
Tipos de LED ->
Há dois tipos de LED: Low Power e High Power, de baixa e alta potência respectivamente. As características podem ser vistas na ilustração abaixo:
As lâmpadas com LED High Power, possuem maior eficiência, maior fluxo e maior potência.
Funcionamento de um LED:
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz. Resumindo, podemos dizer que o LED é um diodo semicondutor que quando energizado é capaz de emitir luz numa largura de banda relativamente estreita. A cor emitida pelo LED, portanto, dependente do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado. O led que utiliza o arsenieto de gálio emite radiações infra-vermelhas. Dopando-se com fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentração. Utilizando-se fosfeto de gálio com dopagem de nitrogênio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Hoje em dia, com o uso de outros materiais, consegue-se fabricar leds que emitem luz azul, violeta e até ultra-violeta.
Mudanças após a tecnologia LED:
Vantagens decisivas estão sendo colocadas à disposição dos usuários e das indústrias, tais como:
O LED está tornando a vida mais compensadora e sustentável:
Se para uso na iluminação de rua, iluminação nos setores automotivos e doméstico ou para propaganda, os LEDs podem ser usados de modo