eficiencia da iluminação usando a tecnologia led
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA
DE
NEGÓCIOS DE ENERGIA
“MODERNIZAÇAO E INOVAÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA”
Orlando José dos Santos
SÃO PAULO
2011
Indice
Distribuição 35
CPFL Santa Cruz 37
CPFL Mococa 37
CPFL Leste Paulista 38
CPFL Sul Paulista 38
CPFL Geração 38 SUMÁRIO EXECUTIVO
Resolução Normativa nº 414 de 15 de setembro de 2010, editada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) fixou em seu art. 218 que as concessionárias de energia elétrica devem transferir todos os ativos de iluminação pública aos municípios até setembro de 2012, sendo que, a partir dessa data, os municípios devem se responsabilizar por toda manutenção e ampliação da rede de alimentação aérea, bem como toda sua operação, cadastramento, consultoria, fornecimento de materiais, criação de canal de comunicação para recebimento de reclamações e sugestões.
Pela resolução da ANEEL nº 414, todos os equipamentos voltados para iluminação pública, como, lâmpadas, reatores e outros acessórios, até então mantidos pelas empresas de energia, serão repassados às prefeituras. Os postes que sustentam as linhas de distribuição de energia permanecerão sob gestão das concessionárias. A Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica informou que, após a transferência dos ativos, os municípios terão que contratar o serviço de manutenção junto às próprias distribuidoras ou abrir licitação para outras empresas.
Toda a ação externa, impacta em uma analise de realinhamento ou não da planejamento estratégico da empresa, criando-se um plano tático para atender os ajustes que forem necessários, para a organização:
1. Segurança – terceiros executando serviços junto as redes da Eletropaulo – riscos de acidentes / riscos de desligamentos / instalação de equipamentos e materiais não compatíveis com as estruturas de um determinado local. 2. Faturamento – se não houver uma forma de fazer com que o faturamento seja