Tecnologia, Informação e Comunicação
Acadêmicos: Cosme Barreto Turma: N6 Data: 11 de junho de 2014
Destaque dos pontos Positivos; Negativos e Interessantes do texto: “Internet e Inclusão Digital”.
Pontos Positivos:
O Programa Sociedade da Informação (PSI) tinha como objetivo “integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do país tenha condições de competir no mercado global”.
No horizonte dos organizadores do PSI estava a perspectiva de construção de um projeto que articulasse todas as iniciativas do campo de Sociedade da Informação e Nova Economia, no qual todos os atores – setor privado, governo, sociedade civil e universidade – estivessem completados.
Destacasse no Brasil a opção feita pela maioria das iniciativas de inclusão digital de uso do software livre, com diversas vantagens em relação à adoção de softwares proprietários.
Ao utilizar software livre, o usuário se familiariza com a lógica dos programas, e não com uma formatação específica. Além disso, ao permitir a verificação e a modificação do código de fonte, o modelo pode garantir que homens e mulheres tornem-se, além de usuários, programadores; mais do que isso, que trabalhem sob a lógica colaborativa.
O Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do governo federal, conta com 3.200 unidades instaladas, tendo como pontos de acesso especialmente escolas públicas. Toda a conexão é feita por satélite, possibilitando o alcance a regiões não cabeadas. São beneficiadas prioritariamente as comunidades que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que estão localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecem acesso a local à internet em banda larga.
Em 2004, os usuários do programa passaram a ter