ginástica localizada
Ed. Física
Métodos de treinamento utilizados:
Método de Rotina Dividida: trabalha-se grupos musculares alternados, em dias alternados; consegue-se trabalhar melhor o grupo muscular.
Método do Bi-set: é composto da execução de 1 set de 2 exercícios, sem intervalo entre eles. Este procedimento é repetido até ser completado o número previsto de sets. Os exercícios que compõe um bi-set podem ser dispostos de forma a estimular um único grupamento muscular.
Método do Tri-set: é composto da execução de 1 set de 3 exercícios, sem intervalo entre eles. Este procedimento é repetido até ser completado o número previsto de sets. Os exercícios que compõe um tri-set podem ser dispostos de forma a estimular um único grupamento muscular.
Técnicas de trabalho utilizadas:
Combinada: caracteriza-se pela solicitação simultânea de músculos dos membros inferiores, membros superiores e/ou tronco, podendo ocorrer variações de músculos trabalhados, visando atingir diferentes grupos musculares. Essa técnica não é aconselhável para iniciantes por exigir um nível de consciência corporal e grau de coordenação motora elevado.
Segmentada ou Isolada por Grupo Muscular: caracteriza-se por trabalhar isoladamente um determinado músculo, objetivando-se trabalhar várias porções do mesmo músculo em um determinado momento. Poderão haver combinações de movimentos desde que sejam direcionados para o mesmo grupo muscular, fornecendo assim uma maior concentração do fluxo sanguíneo e motivação dos alunos.
Aula propriamente dita:
Segunda-feira: Utilizando método de rotina dividida, método bi-set e técnica combinada. Grupos musculares a serem trabalhados: bíceps e quadríceps. Exercício 1: Rosca direta, combinando com agachamento.
Exercício 2: Rosca alternada, combinando com flexão de joelhos alternando pernas. Terça-feira: Utilizando método de rotina dividida, método tri-set e