tecnologia informaçao
A teoria comportamental teve inicia com vários autores, mas o ponto marcante que indica o seu surgimento vem de 1947 com o livro O comportamento administrativo de Hebert Alexander Simon. Ela surge com uma redefinição sobre os conceitos administrativos, criticando as teorias anteriores, mostra se oposta aos conceitos formais e a posição rígida da teoria clássica, também se opõe as prescrições ingênuas e românticas da teoria humanística.
Essa teoria comportamental também conhecida como teoria behaviorista traz novos conceitos, onde o homem passa a ser visto como um ser dotado de necessidades além apenas do objetivo financeiro, e que seu comportamento e orientado para objetivos, que utiliza de cooperação com os outros ou até mesmo de disputa quando for importante para o alcance de seus objetivos.
Em 1943 Maslow publicou uma teoria na qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis em forma de pirâmide. Segue abaixo a disposição dos níveis:
1º: Necessidade de auto realização
2º: Necessidade de autoestima
3º: Necessidades sociais
4º: Necessidades de segurança
5º: Necessidades fisiológicas básicas
De acordo com Maslow quando uma necessidade esta satisfeita esse deixa de ser um fator de motivação para essa pessoa e o nível acima começa a se manifestar em seu comportamento, nem todos conseguem chegar ao nível mais alto da pirâmide.
Já na teoria de Herzberg existem dois fatores que pode explicar o comportamento das pessoas em relação ao trabalho, são eles: fatores higiênicos e fatores motivacionais. De acordo com sua tese esses fatores são distintos e não tem ligação entre si.
A satisfação no trabalho depende dos fatores motivacionais que diz respeito ao conteúdo e atividades exercidas pelo trabalhador, e o oposto da satisfação é a não satisfação. Já os fatores higiênicos dizem respeito a condições de trabalho e benefícios que leva a não satisfação ou a insatisfação.
Para trazer sempre motivação Herzberg propõe “o