Tecnologia foto voltaica
Funcionamento
O módulo solar fotovoltaico converte diretamente a energia da luz do Sol em energia elétrica confiável, limpa e sem interferências externas.
Matrizes de células solares são associadas de forma a produzir a tensão desejada pelo efeito fotoelétrico.
O sistema, quando previsto armazenamento, utiliza baterias estacionárias (banco de baterias), dimensionadas geralmente para suprir até quatro dias com insolação insuficiente, possibilitando a autonomia do sistema. Incorpora também controlador ou regulador de carga, que carrega adequadamente a bateria, protege contra sobrecargas e descargas excessivas, evita o retorno de energia para o módulo, etc., e inversor, que converte energia elétrica DC (corrente contínua) em energia AC (corrente alternada) para possibilitar a alimentação de cargas AC, geralmente em 110V.
Vantagens
Confiável, fontes inesgotáveis e gratuitas;
Energia limpa, sem poluição ou qualquer resíduo;
Alta qualidade, sem harmônicas e sem ruídos;
A instalação do sistema, que é modular, pode ser realizada tanto em obras em andamento como em construções finalizadas; clique nas imagens para ampliar:
O Brasil avança e torna viável pequenas instalações de energia renovável
Em 17 Abril de 2012, foi publicada a Resolução Normativa 482 da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), que dá diretrizes e regulamenta o mercado de energias renováveis no Brasil, através da micro e mini geração de bases hidráulica, eólica, solar, biomassa e ou cogeração.
Estas novas instalações poderão ser conectadas a rede de distribuição das Cias Elétricas, dispensando desta forma as baterias de armazenamento. O consumo de energia elétrica da unidade consumidora será compensado com a energia gerada por esta unidade, como numa espécie de conta corrente de energia, impactando sobre sua conta de energia, de forma proporcional.
A EcoCasa® – Tecnologias Ambientais, entendendo que se