Regulador de crescimento
A manipulação da arquitetura da planta do algodoeiro através de biorreguladores de crescimento é uma estratégia agronômica que visa o incremento da produção e maior eficiência no uso de defensivos e na colheita .
Reguladores de crescimento são compostos sintéticos que atuam no metabolismo da planta inibindo a síntese dos hormônios de crescimento (auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abissísico). Os principais produtos usados como reguladores de crescimento em algodão são:
• Cloreto de mepiquat (pix) – 1,0 litro ha-1. aplicar parcelado em quatro aplicações, a primeira (10% da dose recomendada) quando as plantas do algodoeiro alcançarem 40-50cm de altura, a segunda (20%da dose), a terceira (30%da dose) e a quarta, 40% da dose a ser testada, serão aplicadas quando da retomada do crescimento das plantas;
• Cloreto de clormequat (tuval) – 50g ha-1. Em condições semelhantes ao produto anterior;
• Cloreto de clorocolina (CCC) – 0,50 litro ha-1. Aplicar entre 35-50 dias após a germinação ou quando as plantas atingirem 1,0m de altura.
Recomenda-se fazer aplicação dos produtos parceladamente. No caso do pix, por exemplo, 1 litro do produto comercial seria aplicado: 100 ml ha-1 aos 35-40 dias após a germinação; 200ml ha-1 7 a 14 dias após; 300ml ha-1 7 a 14 dias após;400ml ha-1 7 a 14 dias após. Os efeitos esperados destes produtos na planta do algodoeiro são: plantas mais compactas, maior penetração de luz no dossel da planta, frutificação mais precoce, maior produção por planta, maior número de capulhos por plantas, menor incidência de pragas e maior eficiência na colheita. Desfolhantes e maturadores são produtos químicos utilizados com o propósito de otimizar o desempenho da colheita do algodoeiro. Dentre os efeitos atribuídos a estes insumos destacam-se: redução dos problemas ocasionados com o excesso de sombreamento como apodrecimento das maçãs no baixeiro da planta, redução da umidade das fibras e