Exploração de energia elétrica em Portugal
Introdução
Atualmente a eletricidade é produzida com recurso a diferentes tecnologias e a diferentes fontes primárias de energia (Carvão, gás natural, fuel, gasóleo, água, vento, sol, biomassa e resíduos). Em Portugal continental o número de produtores tem aumentado significativamente, uma vez que além das antigas centrais térmicas e hídricas de grande dimensão, têm surgido muitas outras de menor potência, no âmbito da cogeração ou da produção de origem renovável. Apesar de em Portugal consumirmos diversos tipos de energia (Renováveis e Não renováveis), a exploração de recursos de energia em Portugal abrange apenas as energias renováveis, as não renováveis são importadas.
A REN - Redes Energéticas Nacionais opera a Rede Nacional de Transporte (RNT) que liga os produtores aos centros de consumo assegurando o equilíbrio entre a procura e a oferta de energia, sendo a única entidade de transporte de eletricidade em Portugal, no âmbito de um contrato de concessão estabelecido com o Estado Português.
Os pontos de entrega da RNT permitem alimentar a rede de distribuição a partir da qual são abastecidos os consumos da maioria dos consumidores finais.
Tipos de energia exploradas em Portugal
1) Renováveis
A energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (Naturalmente reabastecidos).
1.1) Energia Solar: A energia solar divide-se em dois tipos:
A) Energia solar fotovoltaica
B) Energia solar térmica
A) Energia solar fotovoltaica: A energia solar fotovoltaica tem como principal aplicação a produção de eletricidade através do sol.
- A Central Foto voltaica Hércules, localizada no concelho de Serpa (Uma das zonas mais favoráveis em toda a Europa), possui cerca de 64 hectares e tem cerca de 52 mil painéis foto voltaicos, um número bastante elevado para