Energias renov veis
Equipe:
Ana Isabel
Anizio Cardoso
Brunna Angelica
Francisco Ivanildo
Josiely Bezerra
Kamille Araújo
Vagner Silva
Com o provável esgotamento das reservas mundiais de petróleo, a alteração da matriz energética por utilização de fontes renováveis, em grande escala, representa o grande desafio mundial do próximo século.
Responsável pelo desenvolvimento e manutenção da vida na Terra, o
Sol pode ser visto, de acordo com a nossa escala de tempo e com os atuais níveis de consumo energético, como uma fonte de energia inesgotável É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, responsável pelo ciclo das águas, que possibilita o represamento de rios e a consequente geração de hidroelétrica.
A radiação solar também induz à circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos, que podem ser aproveitados através da energia eólica.
Como se sabe, todos os seres vivos necessitam da radiação solar para o seu desenvolvimento, de forma que a energia da biomassa (lenha, carvão vegetal, álcool, óleos vegetais, resíduos, etc) também é dela dependente. Neste caso, a energia solar é, através do processo de fotossíntese, diretamente absorvida e armazenada nas ligações químicas de moléculas orgânicas.
Os combustíveis fósseis, tais como petróleo, carvão e gás natural, foram gerados no interior da crosta terrestre a partir de resíduos de plantas e animais
(“biomassa do passado”) que, originalmente, necessitaram da radiação solar para o seu desenvolvimento.
Assim, a maioria das fontes de energia (hidroelétrica, solar, eólica, biomassa e combustíveis fósseis) pode ser considerada como um aproveitamento direto ou indireto da energia solar, com exceção da energia nuclear, da energia geotérmica e da energia das marés.
Todas as tecnologias energéticas estão hoje unidas nos países desenvolvidos para enfrentar os problemas de esgotabilidade do energético mais utilizado, o petróleo, e da preocupação global com o aumento da concentração de dióxido de carbono