ENERGIAS RENOV VEIS
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos de energia renovável, bem como elencar as principais fontes/tipos de energias utilizadas no Brasil e em alguns países do mundo.
Há de se ressaltar a importância do tema pesquisado, haja vista que um dos principais problemas enfrentados pela humanidade atualmente são aqueles de ordem climática, a exemplo, do aquecimento global, efeito estufa, poluição atmosférica, destruição de ecossistemas etc, causados em grande parte pelo uso de energias não renováveis (petróleo, carvão, gás natural), razão pela qual são chamadas de energias sujas.
Além do mais compor um sistema energético exclusivamente com fontes energéticas não renováveis acarreta em outro problema, qual seja, a dependência econômica dos países não produtores das matérias-primas.
Diante desse quadro, ao integrar a energia renovável à matriz energética de um país, de início, já verificamos duas vantagens: diminuição da dependência no fornecimento de matéria-prima, vez que as energias renováveis são geralmente consumidas no local onde são geradas, isto é, são fontes de energia autóctones (próprio do lugar) e; redução dos impactos ambientais.
Há de se falar ainda, nesse contexto, que o Brasil na busca de novas fontes de energia renovável apresenta um diferencial comparado a outros países, uma vez que é detentor de uma imensa biodiversidade, permitindo a geração de energia por vários meios, como por exemplo, a utilização da biomassa, para produção de combustíveis renováveis, como o álcool, o biodiesel e o H-bio1.
ENERGIAS RENOVÁVEIS
1 CONCEITO
Sabe-se que energia renovável é aquela proveniente de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis, ou seja, naturalmente reabastecidos.
A fim de ampliar o conceito acima colocado, citamos a definição dada por Fabiana Pacheco, no seu artigo Energias Renováveis: breves conceitos2:
As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de