Tecnologia em Marketing
Salvar • 0 comentários • Imprimir • Denunciar
Publicado por Carolina Salles - 23 horas atrás
5
Risolete Nunes de Oliveira Araujo*
Resumo: Neste artigo se fará uma reflexão fundamentada da face jurídica da Educação Ambiental, sua relação com a Constituição Federal de 1988, com o princípio da dignidade da pessoa humana e como expressão jurídica de direito fundamental. Compreender a Educação Ambiental como instrumento jurídico para a proteção do meio ambiente e a construção de uma cidadania ambiental é fundamental neste trabalho.
Palavras–chave: Educação Ambiental; Instrumento Jurídico; Direito Fundamental.
Abstract: This article will give a legal face of reasoned reflection of Environmental Education, its relationship with the Environmental Law, the Constitution of 1988 and as a legal expression of a fundamental right. Understanding Environmental Education as a legal instrument for the protection of the environment and building an environmental citizenship is fundamental in this work.
Keywords: Environmental Education; Legal Instrument; Fundamental Right.
Sumário: Introdução; 1. Situação atual; 2. EA como instrumento jurídico; 3. Contextualizando a Educação Ambiental; 4. Educação Ambiental: um direito Social Fundamental; Considerações Finais; Referências.
Introdução
Este trabalho propõe evidenciar a face jurídica da educação ambiental sob o enfoque da Constituição Federal de 1988, apresentar a Educação Ambiental como instrumento jurídico e como expressão jurídica de direito fundamental. Para fundamentar esta argumentação foi relevante esclarecer as definições de educação ambiental no contexto doutrinário e legislativo, para que fosse possível analisar a temática proposta. Buscou-se, também, evidenciar os aspectos principiológicos da mesma. Durante as análises foi fundamental traçar um contexto histórico da EA no cenário internacional, para posteriormente uma abordagem no cenário nacional.
No item 1