Tecnologia do marketing
Hoje em dia, o Marketing já não é uma técnica de comercialização dos produtos nos mercados de destino, ele evoluiu para áreas inteiramente distintas das que lhe deram origem, nascido do desenvolvimento da ciência da gestão, atualmente evoluiu, primeiro ganhando espaço dentro da gestão, depois autonomizando-se e se diferenciando dela e finalmente ganhando preponderância sobre a gestão.
Foi necessário reorienta-lo desenvolver novas metodologias, criar novos padrões, métricas de análise e diagnóstico, mas agora ele está completamente centrados nos clientes.
O Marketing ampliou o seu âmbito de aplicação, utilização e validação para diferentes tarefas e funções e não só as ligadas às atividades empresariais. Passou também a desbravar por mérito próprio, novos caminhos em áreas onde a criação de valor e a entrega desse valor a quem dele precisa é a função crítica, neste sentido, temos atualmente o Marketing político, o Marketing social, o Marketing estratégico, o Marketing industrial, o Marketing operacional, o Marketing de serviços, o Marketing
“one to one", o Marketing de relacionamento, o Marketing público, entre outros, que podemos encontrar em empresas comerciais, de serviços, industriais, entidades públicas, associações e ONG's.
O Marketing está presentemente em todas as funções, tarefas e papéis, dos sistemas de trocas de mercado e em geral nas economias das democracias ocidentais. Em consequência das economias de escala e diminuições de custos proporcionados pelo desenvolvimento tecnológico e das tecnologia da informação em particular, que aceitam novos produtos de maior valor e mais baratos, o Marketing identifica necessidades e expectativas dos consumidores, adaptando melhor os produtos já existentes, ou criando mesmo novos produtos e serviços.
Desta forma causa e usufrui de uma maior procura dos bens e serviços, que geram novas diminuições de custos (economias de escala e curva de