Sintese cuervo
“Júlio de Mesquita Filho”
O SISTEMA TURISTICO DE CUERVO
DOCENTE: Savanna Ramos.
DISCENTES: André, Déborah Rebello, Larissa Almeida, Mariana Cerqueira e Ueslls Martins.
DISCIPLINA: Teoria Geral do Turismo.
SINTESE
Raymundo Cuervo em seu livro El turismo como medio de comunicación foi o primeiro autor a propor uma análise do turismo através do método da teoria de sistemas. Esse livro se trata de um livro escrito por vários autores em comemoração ao Ano Internacional do Turismo, onde Cuervo foi o responsavel por pesquisas e análises apontadas em um dos capítulos do livro.
A definição de turismo para Cuervo é : “o turismo é um conjunto bem definido de relações, serviços e instalações que se geram em virtude dos deslocamentos humanos.” E para ele o turismo é composto por vários subconjuntos:
Os estabelecimentos de hospedagem;
As agências de Viagens;
Os Guias de turismo
Os restaurantes, cafés e demais estabelecimentos;
Os meios de comunicação aérea;
Venda de suvenires;
Fabricantes de suvenires;
Artesanato;
Centros de diversão;
E cada um desses subconjuntos seriam divididos em outros subconjuntos.
Em sua analise, Cuervo mostra que o turismo é um conjunto e que sua função é a comunicação, ele é um sistema de informações que podem ser tanto positivas e promover a paz mundial, quanto negativas afetando as relações humanas.
Embora a proposta tenha sido inovadora, ela não foi muito aceita por inumeros motivos, e entre eles estão a língua que foi escrita, o país onde foi escrito, falta de divulgação e linguagem muito técnica.
QUESTÃO
Qual a posição do autor (Cuervo) diante do Turismo e porque sua análise não alcançou grandes públicos? Cite pelo menos 3 fatores.