Administraçao
Esta tese é fruto de uma grande inquietação e busca do entendimento as intensas mudanças nas relações políticas, econômicas e sociais, das tentativas de compreendê-las, em meio a um emaranhado de informações difusas e desencontradas dos debates, seminários e aulas da doce vida acadêmica. A problemática começou a se definir no final do mestrado, no âmbito da disciplina Política e Gestão de Serviços Públicos, ministrada pela professora Élvia
Cavalcanti Fadul, com quem tive a oportunidade e a honra de compartilhar conhecimentos, generosa amizade e infinita confiança. Para você Vivi, minha eterna gratidão e lealdade.
A cada discussão em grupo, as idéias seminais cediam a uma melhor maneira de focalizar o objeto da nossa investigação. Entretanto, a multiplicidade de informações não ajudava a dar o devido foco, sem o qual o pensamento apenas vagueia de forma diletante e descompromissada. Nesse sentido, as contribuições do corpo acadêmico de professores e dos colegas de doutoramento misturaram-se a multiplicidade de recortes que as demais disciplinas ofereciam e corroboraram, cada qual a seu jeito para dar o foco, com o qual esse trabalho pode ser realizado.
Agradeço, ao NPGA e a Capes, pelo apoio institucional e financeiro. Aos professores,
Paulo Henrique Almeida, José Antonio Pinho, Nelson Oliveira, Inaiá Carvalho, Marcos
Palácios, José Afonso Maia, Mamadu Bari, Francisco Teixeira, Celina Souza, meu muito querido Isaías e Luiz Maurício Cuervo (ILPES/CEPAL). Aos colegas Ana Menezes (grande parceira intelectual), Clésio Saldanha, Napoleão, Mônica McAllister e Alex.
Pelo estímulo e confiança Darcy e Anaélia, (NPGA), a Miriam Medina (Uneb), pelas novas reflexões. Agradeço ainda aos nossos fiéis colaboradores da Biblioteca de ADM/UFBa, a D. Guiomar e Sr. Reginaldo (Abes), meus alunos do Curso de Urbanismo (Uneb) e Gleide e
Cortizo (Ufba/Unime). Não poderia deixar de mencionar Bradley Adington (WA/USA), amigo sempre dedicado e também