TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Trabalho apresentado ao Projeto Educar, para conclusão do curso de Informática na Educação.
VILA VELHA, JANEIRO DE 2013
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
A educação se encontra em um momento de transição, onde antigos modelos que norteavam a educação estão sendo colocados em cheque. As pessoas estão procurando cada vez mais por qualificação, tornando-se portanto mais exigentes. Sendo assim faz-se necessário o uso de novas metodologias de ensino, entre elas a utilização da informática na educação, pois há indícios que a sua utilização é um processo irreversível.
Há diversas maneiras pelas quais o indivíduo entra em relação com o mundo que o cerca, maneiras estas que dependem não só das situações e necessidades, bem como do tipo de cultura em que ele está inserido. Hoje o modo mais usual de entrar em contato com o mundo globalizado são os recursos tecnológicos, recursos estes que tem se desenvolvido muito rapidamente.
A disponibilização de páginas na internet com informações que fossem uteis no processo educativo, só foi possível graças a expansão e a universalização do uso do computador e da internet, auxiliando assim vários usuários a busca de um processo educativo continuo.
Atualmente constata-se a necessidade de uma maior interação do educando com as ferramentas oferecidas nos laboratórios de informática, e o uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento, apresenta enormes desafios. A informática vem adquirindo nos dias atuais extraordinária importância no cenário educacional e a sua utilização não só no meio acadêmico como também no social resulta em importantes benefícios para seus usuários. A sua participação na sociedade compreende vários interesses como a educação, comércio e atividades afins.
O avanço e o desenvolvimento tecnológico, aliado a universalização das do uso das tecnologias a um número maior de pessoas, impulsionaram e