tecnologia dos Processos Construtivos
R: Posse: escritura, compromisso de compra e venda, titulo de posse. Restrições locais: para o projeto, para a construção, lei de saneamento, código de obras, áreas de servidão e código sanitário.
2- Quais os procedimentos pra legalizar a planta de uma casa?
R: Verificar na prefeitura quais as exigências para aprovar a planta.
3- Qual é o objetivo principal da locação de obras?
R: Passar as medidas do papel para a obra real. Apresentar e discutir o processo de implantação de um projeto no terreno, de modo a determinar todos os referencias necessários a obra
4- Nas análises preliminares, quais são os aspectos físicos?
R: Comprovação das medidas do terreno, facilidades locais (água, esgoto, energia elétrica, etc.).
5 – Quais são os custos diretos e indiretos de uma obra?
R: Custos diretos: material, mão de obra, equipamentos, leis sociais FGTS INSS (txa muito alta para a indústria da construção , maior que 100%) Custos indiretos: mestre de obra, encarregado, canteiro de obra, engenheiro, despesas financeiras, adm da obra. AVISO PREVIO:
6 – Qual é a relação das instalações de acordo com a importância do serviço?
R: Canteiros de pequena, média e grande importância.
7 – Obras preliminares.
R: Vias de acesso e circulação, tapumes e limpeza do terreno, instalação de água para o consumo, instalação sanitária, ligação provisória de luz e força, depósito para materiais, utensílios e abrigo de guarda, escritório técnico, vestiários, carpintaria, depósito de armaduras, terreno para preparo de argamassas, telheiros pra depósito de areia, britas, tijolos, etc.
8- Quantidades.
R: Volume concreto: formas (m²), ferro (kg). Materiais: cimento (kg), areia (m³), britas (m³). Alvenaria: tijolos (milheiro), argamassa de assentamento (kg de cal), argamassa de revestimento (kg de cimento, m³ de areia.).
9 – Dependência e suas áreas, colocação ordenada das instalações.
R: Calculado de acordo com a importância.
10 –